• Tec Educacional

Sorocaba oferece educação de qualidade em todos os níveis

Atualizado: Jan 28


Crédito imagem: Divulgação/SECOM



A Educação é área essencial para impulsionar o desenvolvimento e por isso está entre as prioridades da Prefeitura de Sorocaba, onde o trabalho é focado na melhoria contínua das instalações, valorização profissional e ampliação da rede.


O município possui cinco universidades, sendo duas públicas (Unesp Sorocaba e Universidade Federal de São Carlos - UFSCar); dois polos da Univesp, sete faculdades e cerca de 400 escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental a Médio, muitas com cursos profissionalizantes. Também estão presentes na cidade grandes instituições como Senai e Senac.


Sorocaba mantém Universidade do Trabalhador


A Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten) foi implantada pela Administração Municipal para promover cursos gratuitos de qualificação e requalificação profissional, geração de renda e empreendedorismo.


A distribuição de vagas prioriza os munícipes em situação de desemprego e os cursos ofertados são baseados nas necessidades atuais do mercado de trabalho e levantamentos do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).


Conheça os principais objetivos:

  • Qualificar gratuitamente o munícipe para o mercado de trabalho.

  • Ministrar cursos que atendam às necessidades do mercado de trabalho.

  • Promover qualificação e requalificação do pequeno e médio empreendedor.

  • Fortalecer políticas formativas e qualificar a mão de obra.

Polos da Univesp facilitam acesso ao ensino superior


Sorocaba conta com dois polos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), uma instituição de educação a distância mantida pelo Governo Estadual. Entre os cursos disponibilizados estão Bacharelado em Ciência de Dados, Bacharelado em Tecnologia da Informação, Tecnologia em Gestão Pública - CPS, Engenharia de Computação, Letras - Habilitação em Língua Portuguesa, Licenciatura em Matemática e Pedagogia.


Cidade tem um dos mais altos IDEBs


A Rede Municipal de Ensino alcançou excelente resultado no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador criado pelo Governo Federal para medir a qualidade da educação básica. As escolas municipais alcançaram a nota 6,7 em 2018, resultado que é fruto do trabalho desenvolvido por meio do planejamento de ações e novos investimentos no setor.


Prefeitura implanta novas creches


A Prefeitura de Sorocaba está investindo fortemente na ampliação do número de vagas em creches. Somente em 2019, foram 14 novas unidades que, juntas, beneficiam mais de 1,8 mil crianças. Para ampliar esses números, a Administração Municipal obteve junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação recursos da ordem de R$ 30 milhões para a construção de oito novas creches na cidade.


Por Hermes Henrique

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Av. Paulista, 171, 4ª andar - Bela Vista, São Paulo - SP

CEP.: 01310-100

LOGO_TEC%20EDUCACIONAL%202020_edited.jpg

©2021 Todos os direitos reservados à Tec Educacional.